quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ministro do Turismo diz que Copa deve gerar quase 2 mi de empregos

O Ministro de Turismo Pedro Novais (PMDB/MA) esteve nos estúdios do Terra, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (15). Ele veio a cidade para acompanhar de perto o 6º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil. Na entrevista, Pedro Novais falou sobre a programação para a Copa do Mundo Rio 2014 e Olimpíadas Rio 2016.

Segundo o ministro, é preciso contratar mais prestadores de serviços de turismo. Atualmente, o País conta com 7,2 mi de profissionais da área e a projeção é de que este número suba para 9 milhões até a Copa do Mundo de 2014.

Além da contratação de profissionais, o Brasil ainda vai investir na formação de novos trabalhadores. "Existe uma cadeia de treinamento, em parceria com o SENAC, que se propõe a qualificar um milhão de pessoas até o final da década", falou o ministro.

Rede hoteleira
O Brasil vai implantar para a Copa do Mundo um sistema padronizado de qualificação da rede hoteleira. Atualmente, os hotéis colocam aleatoriamente o número de estrelas em suas marcas, mas com a nova lei, os estabelecimentos receberão uma qualificação padronizada. "A classificação da rede hoteleira foi feita com o maior critério possível. Nós estudamos o tratamento que é dado a este item em 24 países e chegamos a uma média, que consideramos a melhor e a mais adequada. Os hotéis do Brasil vão se alinhar com os do mundo inteiro. Ela é criteriosa e entrará em funcionamento a partir do próximo dia 21", disse.

Para melhorar os serviços prestados, o País irá qualificar profissionais diretamente ligados aos serviços de turismo. "Pretendemos qualificar os atendentes de hotéis, recepcionistas, pessoas que trabalham nos transportes dos turistas e camareiras. Todos eles estão sendo capacitados. Temos um convênio em andamento com a Fundação Roberto Marinho, que consiste no oferecimento de cursos de inglês e espanhol para 80 mil pessoas que já se candidataram há algum tempo e os resultados são os melhores possíveis.", avaliou.

Taxistas
Sobre o crescente número de taxistas irregulares, Pedro Novais disse que ainda não há uma ação efetiva do Ministério sobre o tema. "Ainda não temos uma ação efetiva sobre o assunto, mas hoje mesmo, em Brasília, a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann vai realizar uma reunião com o Comitê Organizador da Copa para a adoção de procedimentos de segurança para todas as áreas, inclusive esta", completou o ministro.

Turismo na América do Sul
Ontem, no 6º Salão de Turismo, foi lançado o programa Frontur, que será usado para incentivar o turismo entre os países fronteiristas da América do Sul. "É um programa de sensibilização que vamos fazer em todos os Estados do Brasil, principalmente no Mato Grosso, que é uma das sedes da Copa", disse o ministro.

O programa vai fazer um levantamento dos turistas que entram no Brasil atualmente e, com estes dados, tentará sensibilizar as operadoras de turismo, incluindo as estrangeiras, para que ocorra um trânsito maior nos roteiros turísticos dos países vizinhos.

Turismo interno
Outro ponto importante a ser trabalhado pelo Ministério do Turismo é a evasão do turista brasileiro para o exterior. Com a valorização do real, ficou mais fácil fazer uma viagem internacional, o que acaba prejudicando o turismo interno. "Muitas vezes vale a pena ir para o exterior, do que para o Brasil. Temos vários trabalhos nessa linha, e o principal deles é melhorar a infraestrutura turística de nossos destinos", falou.

Apesar das adversidades da economia, o ministro se diz otimista. "Para se ter uma ideia, nas projeções para o ano de 2011, teremos um incremento de quase seis milhões de turistas brasileiros andando pelo País", disse.

Regulamentação dos prestadores de serviços turísticos
Quando questionado sobre qual era o principal projeto do Ministério do Turismo, Pedro Novais revelou que o seu principal objetivo é trabalhar pela regulamentação dos prestadores de serviços turísticos. "Essas atividades são exercidas há muito tempo no Brasil, mas sem a devida regulamentação. Nós já reforçamos o Cadastur, que é o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, estamos fazendo o ordenamento das transportadoras de serviços e, até o final do ano, lançaremos o ordenamento de parques temáticos, marinas, parques aquáticos, agências de turismo e agência de viagens", falou.

Sobre as expectativas para Copa do Mundo e Olimpíadas, mais uma vez o ministro demonstrou otimismo. "Existe muito a se fazer, mas estamos no caminho certo. Em 2014 estaremos preparados para receber os 600 mil estrangeiros que nos visitarão e os 3 milhões de Brasileiros que irão de uma para outra cidade para ver os jogos da Copa do Mundo", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário