quinta-feira, 5 de maio de 2011

Prepare um Dia das Mães especial


Nesse 8 de maio, que tal proporcionar um Dia das Mães especial, de descanso para sua mãe? Normalmente nesta data os restaurantes acabam ficando muitos lotados, com filas, então a ideia aqui é sugerir alguns tipos de cardápios inusitados, que tanto você pode preparar como comprar e montar (dependendo do seu grau de envolvimento com a cozinha!)

Brunch

Uma boa opção é uma mistura de café da manhã com almoço, num local agradável da casa. Pode ser no jardim, terraço ou varanda, por exemplo. Assim, a mamãe pode ficar mais tempo na cama descansando. Decore com flores do campo, compre pães diversos, coisinhas para passar no pão - manteiga, requeijão, cream cheese, as geléia preferidas da sua mãe. E também peito de peru, queijo branco, salada de frutas (suco de laranja, mamão picado, maçã picada, banana picada, abacaxi picado e carambola para enfeitar).

Para adoçar a vida, sirva um bolo caprichado de fubá, ou se estiver sem tempo, compre pães doces na padaria. E, para beber, prepare leite, café, suco de laranja, iogurtes e chás. Faça um cartão especial e celebrem demoradamente! Ah, há quem goste de uma taça de champagne no brunch... Sua mãe marece!

Uma receita fácil para quem for se arriscar:

3 ovos

1/2 xícara de chá de óleo

1 xícara de chá de leite

1 1/2 xícara de chá de fubá

½ xícara de chá de farinha de trigo

1 1/2 xícara de chá de açúcar

2 colheres de sopa de queijo ralado ou de coco ralado

Sementes de erva doce à gosto (opcional)

1 colher de sopa de fermento

Bater tudo no liquidificador e colocar em forma (com furo no centro) untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 min ou até ficar dourado. Pronto!

Almoço italiano

Outra sugestão é um almoço de inspiração italiana: coloque bexigas verdes, vermelhas e brancas para decorar e toalha branca, com guardanapos também nessas cores.

Sirva salada caprese (intercalar rodelas de tomate com rodelas de mussarela de búfala e polvilhar folhas de manjericão), com azeite, aceto e sal.

Para o prato principal, escolha um massa recheada (tipo conchilie ou caneloni), prepare um bom molho caseiro (receita abaixo)e sirva com queijo ralado. Acompanhe com água e vinho tinto. E se quiser animar ainda mais, escolha uma tarantela para alegrar o ambiente! Sirva para a sobremesa um bom sorvete.

Refogar uma cebola bem picadinha em uma colher de sopa de manteiga derretida. Acrescentar quatro copos de leite e quatro colheres rasas de sopa de maisena (já previamente dissolvidas) e mexa até o molho encorpar. Tempere com sal e noz moscada a gosto.

Numa panela com água fervente colocar cerca de 1kg de tomate com pele e tudo. Quando ele soltar a pele, escorrer, esperar esfriar e tirar a pele. Bater no liquidificador sem água.

Numa panela com azeite, dourar uma cebola picadinha e quatro dentes de alho picadinhos, acrescentar o tomate batido e colocar sal e uma pitada de açúcar, deixar em fogo baixo para apurar. Se quiser, acrescente folhas de manjericão e azeitonas pretas picadas antes de desligar.

Almoço árabe

Também no ritmo internacional, você pode montar um almoço árabe: coloque um belo tapete no chão, bastante almofadas e prepare tudo para que as pessoas fiquem sentadas no chão, para entrar no clima. Se quiser, decore com rosas em jarros.

Coloque uma música árabe e para o cardápio, encomende: mini esfihas, kibes, kaftas, coalhada fresca, pão árabe, babaganuch... tudo para as pessoas poderem se servir sem garfo ou faca, bem descontraídas. E de sobremesa, os belos doces árabes com nozes. Para beber, fique com vinhos e sucos de abacaxi com hortelã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário