terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cães exóticos: conheça as raças borzoi e afghan hound

De tempos em tempos, novas raças de cães se tornam extremamente populares em todo o mundo, cativando as pessoas que desejam levar um novo pet para casa e os aficionados pelo mundo canino. No entanto, também há raças de aparência exótica e superinteressantes que são pouco conhecidas, mas poderiam estrelar capas de revista de tão belas e diferentes.
Conheça, a seguir, duas exóticas raças caninas que ainda não fazem muito sucesso, mas deveriam:
     Foto: iStock
Borzoi
Natural da Rússia, o cachorro da raça Borzoi era conhecido pela sua grande capacidade em tarefas de caça a raposas e lebres, mas hoje é um cão de companhia extremamente amoroso e sensível. Pode medir mais de 80 cm de altura, este animal tem um corpo elegante e esbelto, que distribui um peso aproximado de até 45 kg.
Muito ativo e agitado, precisa de exercícios físicos constantes para se manter saudável, e o mais indicado é que possa viver em ambientes com grandes áreas abertas. Sua pelagem longa e ondulada pode variar de cor e necessita de escovações diárias para que problemas de pele não se desenvolvam.
 
Afghan hound
Dono de um dos penteados mais belos e ‘desejados’ no mundo canino, o cachorro da raça afghan hound não tem uma origem totalmente definida, mas a Grã-Bretanha é considerada o local de suas raízes. Alto e esbelto, medindo até 73 cm de altura e pesando cerca de 30 kg, este belo animal se destaca pelo corpo elegante e a pelagem brilhante e sedosa (que exige uma série de cuidados de escovação e banhos pra se manter em dia e não causar problemas).
publicidade
Carinhoso e bastante apegado aos seus donos, o afghan hound não é do tipo de cão aberto demais e costuma ser bastante calmo e reservado com quem ainda não conhece. Inteligente e dono de uma boa memória, pode ser facilmente treinado. Deve viver em locais onde haja acesso a espaços grandes e abertos, já que precisa de atividades físicas na rotina para se manter com saúde e gastar a sua energia acumulada.
Por Priscila Franco - Matéria validada pelo Dr. Eduardo Toshio (CRMV – SP 15.821), Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Cirurgia Cardio-Torácica na USP e Docente do Curso de Especialização em Oftalmologia Veterinária- ANCLIVEPA – SP. Responsável pelo Setor de Cirurgia Ortopédica e Oftalmológica em Hospital Veterinário de São Paulo, atuando em cirurgia geral, ortopédica, torácica e vascular, oftalmologia clínica e cirúrgica e clínica geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário