sexta-feira, 17 de junho de 2011

SPFW termina em Carnaval e com coleções verde-amarelas

A 31ª edição da São Paulo Fashion Week se encerrou neste sábado (18) de um jeito bem brasileiro, fazendo referência explícita à festa mais popular do País, o Carnaval, e exibindo coleções coloridas, inspiradas nas cores da nossa bandeira. De estampas com animais da nossa fauna, passando por peças com imagens de paisagens naturais para chegar ao ápice com os confetes, pierrôs, colombinas, o samba carioca e a cantora Daniela Mercury prestando uma homenagem ao poeta Noel Rosa no desfile de Ronaldo Fraga.

O último dia começou com o estilista mais jovem da maior semana de moda da América Latina, Pedro Lourenço, optando por uma apresentação intimista na SPFW, no bar Barreto do luxuoso hotel Fasano. Inspirado nas pinturas de Lelli de Orleans e Bragança (presente no local ao lado de Gloria Coelho, mãe de Pedro, e Reinaldo Lourenço, pai do estilista) com paisagens tropicais da fauna e flora brasileira durante o período imperial. A coleção Resort celebrou a história nacional em estampas de tucanos, araras, palmeiras em cores amarelo, azul, verde em fundo branco.

O questionamento da tradição do vestuário masculino veio em seguida, em alguns macacões cor de pele e preto, completamente transparentes, com bordados que cobriam a região do sexo. Foi a ideia que João Pimenta encontrou para elaborar uma moda masculina divertida, que ultrapassasse a fronteira do "vestir para cobrir o corpo". A moulage, técnica geralmente empregada em peças femininas, foi usada pelo estilista para trazer formas femininas ao corpo masculino. Leggings masculinas, casacos franzidos, camisas em tafetá, blazer de paetê, macacões e flores nas lapelas e nos pulsos também tiveram seu lugar na passarela.

Fernanda Yamamoto desfilou sua coleção inspirada em paisagens naturais e lançou a linha comercial com estampas da gatinha Hello Kitty. Deixando de lado os origamis que perpetuam muito em suas roupas, a estilista recorreu ao patchwork estampado, modelagens repuxadas, emaranhados, recortes em onda e contornos em sarja, crepe, tricô, camurça e seda. Os comprimentos eram curtos e com pouco volume, no geral, e coloridos em tons terrosos, além do azul, verde e cinza.

A Amapô, focada em moda para garotas e garotos descolados que transitam por clubes noturnos cheios de estilo, trouxe tamanhos largos e desproporcionais em mangas da camisaria masculina ou vestidos cheio de camadas. A grife teve o atrevimento de apostar em saia-calça, sapatos transparentes, short amarelão, poás e macacões curtos para os meninos. Para as meninas, propôs que ousem nas camadas, ombros estruturados, vazados quadriculados, pregas e franzidos.

O penúltimo desfile da edição foi de André Lima. Ele buscou dar nova funcionalidade às calças ao incorporá-las na categoria de traje de festa. Certo tédio no uso cotidiano das calças feitas para situações informais ou de trabalho levou o estilista a ir além e combiná-las com blusas, ternos, smokings e paetês. Amplitude e movimento e a relação estabelecida por eles com o corpo foi alcançado nas calças de aberturas laterais, vestidos com caudas, macacão metalizado, mangas volumosas e laços gigantes. Ou ainda no casaco longo e arredondado de forro rosa no look do andrógino Andrej Pejic, com estampas gráficas, nos ombros únicos.

A edição verão 2012 da SPFW não poderia encerrar de outra forma que não fosse com Ronaldo Fraga. O tema do evento era Futuros, mas a tônica geral das apresentações consistia em olhar adiante revisitando o passado. O estilista, artista e artesão Ronaldo Fraga prestou então uma homenagem ao poeta Noel Rosa para desenvolver a próxima estação. Com a passarela coberta parcialmente por confetes, cortina vermelha, tablado redondo e microfone, entrou o personagem de Noel Rosa, de costume todo branco, inclusive os sapatos.

As modelos surgiram todas em trajes pretos e brancos iluminados por pontos vermelhos dos narizes dos pierrôs apaixonados. Os adornos de cabeça escolhidos eram em forma de clave de sol, dália, violão e clarinetas presos aos cabelos texturizados. Da seda, shantung, linho e tule surgiu toda a ala de vestidos transparentes, em camadas, com poás, babados, aplicações, recortes, estampas de colombina, pierrô, da jogatina e malandragem. Clima de boêmia proveniente da Lapa, no Rio de Janeiro. Uma festa com direito à participação dos convidados, com seus saquinhos de confetes e Daniela Mercury dividindo os vocais.

A cantora, aliás, era só elogios ao estilista. "Ronaldo faz uma roupa extremamente original. Ela precisa dessa injeção do olhar estrangeiro sobre a gente, nós que passamos tanto tempo olhando para o estrangeiro, agora vamos sambar, porque sambar para mim é a coisa mais sofisticada que a gente pode fazer", disse.

Famosos
O último dia de desfiles também foi movimentado pelos famosos. O ator Johnny Massaro, famoso pelo personagem Fernandinho na 15ª temporada de Malhação, falou sobre sua vida pessoal enquanto caminhava pelos corredores da Bienal do Ibirapuera, depois de assistir ao desfile de João Pimenta. "Estou pegando muita mulher. Não dá para viver e namorar ao mesmo tempo", disse antes de completar: "estou solteiro porque mulher dá muito trabalho". Ele disse ainda que, para as mulheres, não aprova um look muito espalhafatoso: "prefiro algo mais menininha".

O VJ da MTV Cazé Peçanha escolheu a peça que mais gosta do vestuário feminino. Entre risos, ele afirmou: "prefiro a calcinha, né?". E em seguida disse que não tem um tipo de mulher ideal: "das mais elegantes às mais largadas, tudo depende do corpo da pessoa".

Bastante assediada por fãs, Geisy Arruda também falou sobre sua vida pessoal: "estou solteira sim, mas sozinha nunca. Tenho beijado muito na boca". Ela, que em fevereiro deste ano terminou o namoro com o humorista Aluísio Júnior, contou ainda que tem algumas amizades coloridas: "a gente sempre tem alguns amigos mais próximos".

Camila Pitanga comentou o futuro de sua personagem Carol na novela Insensato Coração, da Globo. "Adoro essa tensão entre André (Lázaro Ramos) e Raul (Antônio Fagundes). Defendo os dois caminhos", disse. Camila contou que seu estilo de se vestir é mais "cool", que gosta de estar confortável, já que tem uma filha pequena, Antônia, 3 anos, e precisa carregá-la de um lado para o outro. "Só para sair que tenho adotado um visual mais rock". A atriz assistiu ao desfile de André Lima na primeira fila e contou que é o estilista quem veste sua personagem na novela global.

Ainda marcaram presença no evento o ex-jogador de futebol Raí, acompanhado da ex-mulher Danielle Dahoui; a comediante Gorete Milagres, com as duas filhas, Maria e Alice; e a atriz Vera Holtz, com o amigo e também ator Guilherme Leme, com quem trabalha na peça O Estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário