quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sônia Braga e modelos maduros são destaque do 5º dia de SPFW

O quinto dia da 31ª edição da São Paulo Fashion Week teve como destaque a atriz Sônia Braga, desfilando em look preto, cabelão solto e batom vermelho nos lábios pela grife Adriana Degreas. Além dela, outros modelos maduros também chamaram a atenção nesta sexta-feira (17). A começar pelo grisalho Jorge Gelatti, logo pela manhã no desfile masculino de Alexandre Herchcovitch.

Alexandre Herchcovitch abriu o quinto dia de desfiles em local externo à Bienal do Ibirapuera, onde acontece a maior parte apresentações. O estilista escolheu a loja de decoração Micasa, na região do Jardim Paulistano, para mostrar sua coleção de verão 2012. As peças tiveram sobreposições em coletes matelassados com camisa e calça de alfaiataria em cores terrosas ou short acima do joelho bem ao estilo verão dos fashionistas que frequentam os clubes paulistanos, regatas estampadas por baixo de coletes cheios de abotoamento, calça de gancho baixo, botas coturnos e bastante informação de moda detalhadas no manejo dos materiais e nas composições das peças. O quarentão grisalho Jorge Gelatti chamou a atenção para si quando entrou com blazer cheio de botões e gola colorida. O top andrógino Andrej Pejic também desfilou pela marca em sua versão masculina: com os cabelos cacheados, boné de aba reta, camisa rosa e calça laranja com a barra dobrada.

Depois, a trupe fashion correu para a avenida Europa no MuBe para conferir as ideias de Rita Comparato e Dudu Bertholini, as mentes criativas da grife Neon. Shapes curtos e trapézios estampados por desenhos étnicos criados por Rafa Dejota, materiais misturados em metais, os anos sessenta em caimentos duros de corpo, artesanato em palha nos chapéus, chinelo com guarda-sol espelhado e a sensualidade do casting de Marina Dias formaram a base da coleção. Durante todo o desfile se privilegiou modelos maduras, com história, vividas, porque assim são as mulheres da Neon. As cores em blocos apareceram no verde com roxo e no dourado com prata.

Terceira marca do dia, a Ellus fez festa. A área externa do Auditório do Ibirapuera foi tomada pela banda Stop Play Moon, da vocalista e modelo Geanine Marques, dando o tom do que seria apresentado na passarela. Cores cítricas e cáqui avivavam a alfaiataria, que não poderia deixar seu DNA maior, o jeanswear. Assim, foi possível ver jaquetas, camisas, calça com a barra encurtada, short com a barra virada, tudo em jeans. O brilho de efeito molhado dava um ar psicodélico, assim como o grafismo das estampas. O ponto de partida da marca era o universo dos festivais de música, o movimento punk e o motocross. Por isso, usaram pulseiras com tachas e luvas de couro com os dedos vazados, uma referência explícita.

A grife V. Rom buscou referências nos filmes Fome de Viver (temática vampiresca com Catherine Deneuve e David Bowie de 1983) e Gladiador (2000) para desenvolver o verão 2012, todo voltado ao público masculino. Sangue, correntes, coturnos, preto, branco, vermelho e verde, foram estas as primeiras impressões da coleção streetwear do estilista Igor de Barros. Além disso, alfaiataria de corte seco e ajustado nos ombros, calças curtas, peças mais larguinhas e confortáveis, bolsos na frente, atrás, nas pernas, hoodies, coletes, patchwork com estampa de flores e muitas correntes nos tênis e nas cabeças dos meninos apareceram reafirmando a inspiração.

Fause Haten resolveu mostrar seu lado poeta, compôs a música e também o enredo do desfile de sua grife. As modelos entraram na passarela vendadas, precisando ser conduzidas pela equipe de apoio. No figurino, vestidos transparentes, brilho em camisolas, longos, botas brancas com canos altíssimos, couro e tule.

A penúltima grife a apresentar sua coleção primavera-verão 2012 foi Adriana Degreas. A estilista abriu o desfile com a atriz Antonia Frering e fechou com Sônia Braga na passarela. Nas peças, buscou estampas literais que remetem ao imaginário tropicalista brasileiro repleto de abacaxis, bananas, onças pintadas, folhagens e índios. Uma pesquisa intensa em plumarias resultou em adornos e até mesmo em um falso busto de biquíni que substituiu a falta do monoquíni.

Longe de parecer repetitivo com suas roupas um tanto parecidas com a da coleção de inverno, Lino Villaventura mostrou na passarela as "suas" peças. O trabalho de Lino é rico em detalhes, na mistura do artesanal com o tecnológico, nos bordados e torções. Camisaria, túnicas, zíperes nas costas, dobraduras em musselines, franjados nas barras, recortes a laser, tingimentos, aplicações de broches e de flores, grafismo e golas tipo vitorianas encantaram. Para fechar o dia, o andrógino voltou a desfilar. Andrej passou de paletó preto e tiara, era seu lado masculino. Depois, entrou com vestido cheio de dobraduras e nervuras, escarpin de laço e boca pintada, seu lado feminino, com direito a poses e insinuações, mostrando seu corpo, sua pele branquíssima e sem pelos. Foi aplaudido.

Famosos
Leonardo Miggiorin compareceu ao desfile masculino de Alexandre Herchcovitch usando trajes do estilista da cabeça aos pés. "Admiro o trabalho dele. Estou aqui pela primeira vez e achando tudo muito chique", afirmou, acrescentando que faz o estilo básico "para não errar".

A cantora Luiza Possi, jurada do reality show Ídolos, contou que não gosta da rigidez da magreza no mundo da moda. "Mas acredito que isso nem exista mais. Não acho que ainda exista estilista que só faz um tipo de roupa. Não dá para ter um biótipo só. O Brasil é um País com várias raças e tipos de corpo, então tem que ter todo tipo de manequim", disse.

A atriz Patrícia Naves, acompanhada de seu marido, o jornalista esportivo Mauro Naves, assistiu ao desfile do estilista Fause Haten. Falando sobre moda, ela afirmou que as pessoas precisam escolher suas roupas de acordo com a idade: "acho que tem que ter o discernimento de sua idade. Não usaria minissaia porque iria me vulgarizar, você tem que saber colocar".

A apresentadora da Record News, Amanda Françoso, afirmou que escolhe as roupas que seu namorado, Cléber Faria, veste. "Ele se veste com a roupa que eu coloco", disse. Amanda contou também que gosta de homens vestidos com camisa, blazer e calça jeans: "não necessariamente de manga longa, mas quando fica virada dá um charme. Gosto também de blazer, calça jeans e tênis mais moderninhos".

Também estiveram presentes os ex-BBBs Alex Vilanova, Dicesar, Michelly, Janaina e Diana Balsini, que posou para a edição de junho da revista Sexy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário