quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cadeirinha para o carro: saiba qual o modelo certo para garantir a segurança da criança

Pediatra explica a importância do acessório e lista os diferentes tipos

Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock
 
Companheira indispensável dos pais nos passeios de família, o assento infantil para o carro, popularmente conhecido como cadeirinha, é usado para garantir a segurança da criança a bordo.

Importância da cadeirinha 

A Dra. Alessandra Cavalcante, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, explica que os itens de segurança obrigatórios de um automóvel são grandes demais para garantir a segurança da criança e evitar que ela se machuque.
“Mesmo se o passeio for rápido, é muito importante colocar a criança na cadeirinha toda vez que ela estiver no carro para diminuir o risco de trauma toráxico em caso de uma freada brusca ou batida”, explica.

Como escolher a cadeirinha 

Ainda de acordo com a especialista, para escolher a cadeirinha certa para cada fase do bebê é preciso ficar atenta ao peso e a altura da criança. 

Bebê conforto

bebê conforto é indicado para crianças de 0 a 9 kg e deve ser preso ao banco traseiro de costas para o movimento do veículo, para evitar um impacto maior caso o bebê se solte. As tiras do cinto devem estar ajustadas ao corpo do bebê com um dedo de folga e posicionadas na altura dos ombros ou abaixo.

Cadeirinha

Segundo Alessandra, a cadeirinha é destinada a crianças de 10 a 18 kg ou de até quatro anos de idade. O acessório fica preso pelo cinto de segurança no banco traseiro e deve estar voltado para frente na posição vertical. É importante observar se o topo da orelha da criança não ultrapassa o encosto da cadeirinha.

Assento de elevação

Também conhecido como “booster”, esse assento é indicado para crianças acima dos 18 kg em idade entre quatro e dez anos. Nessa fase, o acessório deve ser preso ao banco traseiro com cinco de segurança de três pontos, aquele que passa pelo ombro e pelos quadris da criança. “Serve para deixar a criança na altura certa para usar o cinto de segurança do carro”, explica.

Como convencer a criança

De acordo com a pediatra, no início é comum que a criança faça birra e mostre resistência ao uso do acessório. “Até se acostumar, é normal a criança chorar. Contudo, o uso não pode ser negociado, é preciso explicar para criança a importância da cadeirinha”, aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário