Especialista em coaching fala sobre pessoas chatas no trabalho e dá dicas para evitar este erro
A rotina do trabalho é sempre influenciada por diversos fatores externos. Problemas familiares, estresse e até um colega reclamão podem atrapalhar o rendimento e a interação da equipe.
Segundo a terapeuta e coach Erica Aidar, um ambiente de trabalho saudável é essencial para que as tarefas sejam desempenhadas com qualidade e dentro dos prazos. “Um clima negativo atrapalha qualquer profissional que esteja comprometido em fazer um bom trabalho”, explica a profissional.
Dentro desses ambientes é sempre possível traçar alguns perfis, como aquele amigo que reclama do salário, o outro que não gosta do chefe, aquela que não se da bem com determinados clientes e até aquele que reclama do excesso de metas. Embora seja possível, ter uma equipe unida nem sempre é fácil.
Para Erica, se você se sente como um deles, talvez a insatisfação esteja em você também. “Algumas atitudes podem demonstrar que o profissional não está satisfeito com o cargo ou com a empresa. É importante observar se ele não está sendo um possível candidato na fila dos reclamões”, exemplifica a terapeuta.
Mas, é possível detectar alguns sinais de quando você também está entre no grupo dos que só reclamam para evitar problemas no trabalho:
- Não há motivação para desempenhar uma nova tarefa;
- Falta paciência no ambiente de trabalho e em casa com os familiares;
- Para você, a culpa é sempre da empresa ou dos colegas de trabalho;
- Você não consegue se relacionar com seu chefe;
- Você não confia em nenhum colega de trabalho;
Se você se identificou com essas afirmações talvez seja a hora de repensar seu espaço na empresa.
Como me dar bem no trabalho
“Não existe um trabalho perfeito. Sempre haverá algo que não lhe agrada dentro da empresa”, tranquiliza Erica. Mas, com algum esforço é possível reverter a situação.
- Procure novos estímulos. Eles podem ser obtidos através de novas metas ou desempenhando novas funções;
- Afaste-se das pessoas que só enxergam o ambiente e o trabalho de forma negativa;
- Pense em novas ideias e apresente para seu chefe e para toda a equipe;
- Esforce-se para se relacionar bem com todos os funcionários;
“Se nada funcionar, procure um psicólogo ou um especialista em coaching para ajudar a traçar um planejamento de motivação”, finaliza a terapeuta.
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