sexta-feira, 25 de julho de 2014

Como levar em conta as qualidades e defeitos de candidatos ao seu coração

Como escolher parceiros amorosos ( ou políticos!) levando em conta suas qualidades e defeitos? Como levar em conta as importâncias que cada um dessas qualidades e defeitos tem para nós? O princípio da médias algébricas ponderadas de qualidades e defeitos fornece uma resposta aproximada para essas perguntas.
O princípio das médias algébricas ponderadas das qualidades e defeitos
 Este princípio afirma que, para avaliar o grau de atração dos nossos pretendentes amorosos, levamos em conta suas qualidades e defeitos. Para fazer esta avaliação, também levamos em conta as importâncias que cada um destas qualidades e defeitos.
Certos defeitos são eliminatórios: se o pretendente tiver um ou mais que um deles,  isto o desclassificará , independentemente das suas qualidades. Por exemplo, se uma pessoa é desonesta, ela será desclassificada pela grande maioria das pessoas como parceira amorosa, independentemente das suas qualidades.
Vamos examinar agora um exemplo fictício de escolha entre dois parceiros.
Exemplo da escolha entre dois pretendentes segundo o princípio das médias algébricas ponderadas de qualidades e defeitos
André e Moacir estão querendo iniciar um namoro com Vanessa. Vanessa também está interessada nos dois.
A Tabela abaixo mostra, de uma forma simplificada, como Vanessa escolheu um dos dois para namorar. Esta tabela mostra apenas as qualidades dos dois pretendentes. Vanessa também construiu outra tabela com os defeitos dos pretendentes. Em seguida, ela subtraiu as médias dos defeitos das médias das qualidades de cada um dos dois pretendentes.
Nas suas avaliações, Vanessa atribuiu notas de 0 (“Nenhum valor”)  e 100 (“Extremamente valioso”) para cada um das qualidades e defeitos que estavam sendo avaliados e para quanto cada pretendente possuia cada um deles.
Exemplo da escolha de um parceiro de acordo com o princípio das médias algébricas ponderadas de defeitos e qualidades
Atributos importantes para Vanessa
Pesos dos atributos para Vanessa
Notas de Vanessa para os  atributos de cada pretendente
Notas ponderadas (pesos x notas) de cada pretendente
 
 
 
ANDRÉ
(Notas simples)
MOACIR
(Notas Simples)
ANDRÉ
(Notas ponderadas)
MOACIR
(Notas ponderadas)
Confiabilidade
9
7
7
63
63
 
Educação e inteligência
5
6
9
30
45
 
Boa aparência
4
8
4
32
16
 
Ambição e dedicação ao trabalho
10
6
10
60
100
 
Bom status social
4
6
9
24
36
 
SOMA
 
 
 
209
260
         
A primeira coluna desta tabela mostra seis atributos positivos que Vanessa considera importantes em um namorado. A segunda coluna mostra os pesos relativos de cada um destes atributos para Vanessa. Por exemplo, para ela a confiabilidade é muito importante (deu peso 9). O “Bom status” é o menos importante desses atributos (ela deu peso 4) . A terceira coluna mostra quanto ela acha que André possui de cada um desses atributos e a quarta destas colunas mostra quanto ela acha que Moacir possui de cada um destes atributos (quanto maior a nota, mais ela acha que quem está sendo avaliado possui o atributo). A quinta e a sexta colunas desta tabela mostram, respectivamente, os resultados das multiplicações da segunda coluna (peso de cada atributo para Vanessa) pelas terceira e quarta colunas, respectivamente  (notas que André e Moacir obtiveram em cada um dos atributos). A última linha inferior desta tabela mostras as somas da quinta coluna (notas ponderadas de André) e da sexta coluna (notas ponderadas de Moacir), ou seja, as “notas finais” de cada um destes dois pretendentes.
Estas duas notas finais indicam que Moacir será o namorado escolhido por Vanessa, pois ele teve 260 pontos nesta avaliação, ao passo que André só obteve 209 pontos. A qualidade de Moacir que mais pesou nesta nota final foi Ambição e Dedicação ao Trabalho. Ele nota 10 nesta qualidade que também foi considerada como a mais importante por Vanessa (peso 10). 
Dificuldades para escolher parceios amorosos? Procure a ajuda de um psicólogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário