domingo, 17 de agosto de 2014

Saiba como tratar corretamente os cabelos mistos

Assim como todas madeixas, os cabelos mistos também precisam ser bem tratados. Estes têm essa característica porque são oleosos na raiz e seco nas pontas. Então, exigem atenção redobrada para que se encontre equilíbrio.

Entre os fatores que influenciam os fios estão o clima, os raios ultravioletas, xampus e condicionadores inadequados, o uso excessivo do secador e da chapinha, além de produtos químicos como alisamento e tintura.

O aumento da oleosidade no couro cabeludo e o ressecamento nas pontas pode se dar também devido ao comprimento das madeixas. Cabelos longos dificultam o  caminho para que a oleosidade da raiz chegue até às pontas. 
Destacamos a seguir cuidados simples, mas que podem ajudá-la a encontrar o equilíbrio necessário para a saúde e beleza dos seus cabelos mistos. Seguindo as nossas dicas, eu tenho certeza de não irá se arrepender.

Produtos específicos

Xampu: quem tem cabelo misto deve concentrar a higienização na raiz, enquanto que o tratamento fica por conta das pontas. Para isso, você irá precisar de dois tipos de xampus. O shampoo utilizado na raiz deve ser para cabelos oleosos, enquanto que nas pontas (comprimento) o indicado é um produto para cabelos ressecados. Embora trabalhoso, o processo é o mais comum. Por outro lado, já existe no mercado produtos específicos para cabelos mistos, criado com o objetivo de hidratar o ressecado das pontas sem deixar a raiz oleosa. Basta dar uma boa pesquisada nas lojas especializadas.
Condicionador: a fonte de nutrição do cabelo é a raiz. Como nos fios mistos a oleosidade não chega às pontas da forma correta, elas ficam ressecadas. Uma vez fragilizadas, a probabilidade de quebra é bem maior. Por isso, as pontas necessitam do uso de condicionador ou da máscara para manter a hidratação. No entanto, o produto deve ser aplicado da metade do cabelo até as pontos, sem pesar a raiz.

Máscaras capilares e seruns: quando perceber que o ressecamento dos fios está profundo, o ideal é um tratamento intensivo com a máscara capilar, que é mais concentrada e tem ação potente. O produto pode ser usado uma vez por semana e somente nas pontas. Já para tratar pontas duplas use reparador de pontas, serum e silicone com frequência. Esses produtos formam uma película no fio, combatendo o problema.

Dicas:

Lavagem dos fios:

- lave primeiro o couro cabeludo. Enxague e, em seguida, lave a extensão do cabelo (pontas). O xampu deve ser o mais próximo do pH neutro, para que não agrida os fios;
- lave com água morna. Água quente estimula a produção de óleo das glândulas sebáceas da cabeça;
- o cabelo misto deve ser lavado sempre que os fios estiverem visivelmente oleosos. Esperar muitos dias deixa os cabelos sujos, com tendência ao surgimento de descamação e fungos. Por outro lado, lavar demais estimula a produção de óleo, já que as glândulas sebáceas entendem que o cabelo está pobre em oleosidade, precisando de reposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário