terça-feira, 22 de abril de 2014

Peso e hidratação influenciam na aparência dos seios no pós-partoComente

Durante a gestação, o organismo se prepara não somente para gerar e dar à luz o bebê, mas também para cuidar das necessidades básicas da criança, entre elas a amamentação. Intensamente exigidos nessa fase, os seios começam a sofrer transformações mesmo antes do nascimento, necessitando de cuidados especiais.

Apesar de ainda não existirem cremes ou óleos capazes de acabar com estrias e flacidez, tão comuns nesse período, hidratar a pele com cremes específicos, e aprovados pelo ginecologista e obstetra, pode reduzir a possibilidade de os dois problemas aparecerem.  Outro ponto determinante para a aparência dos seios é o ganho de peso na gravidez. Quanto menos a mulher engordar, menor será a possibilidade de a pele ficar flácida e estriada.

"Prevenir ainda é o melhor remédio, por isso, em primeiro lugar, deve-se evitar o aumento excessivo de peso durante a gestação. O ideal é a mulher engordar, no máximo, de nove a 12 quilos. Ao evitar o efeito sanfona, previne-se a distensão da pele em demasia", declara o dermatologista Jorge Mariz.

Aumento dos seios

Com a alteração hormonal que ocorre no período de gestação, as mamas se preparam para a produção do leite. Hormônios como a prolactina, o estrogênio e a progesterona passam a provocar uma hipertrofia da glândula mamária –ou seja, os seios crescem. Com o parto, tem início a amamentação.

Todo esse processo tem reflexo na aparência dos seios. "Como consequência de seu aumento, podem ocorrer a saliência e o ressecamento dos mamilos e o aparecimento de estrias, ocasionadas pelo rompimento das fibras de colágeno e de elastina. Nos últimos meses de gravidez, o busto pode pesar cerca de 600 gramas além do normal, por isso é importante a utilização de sutiãs adequados para garantir sustentação", diz a ginecologista e obstetra Rosane Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário